O que é Estação do Drama?

tumblr_mfzeb6t04j1s0tx32o1_500

Estação do Drama

Espaço de criação, análise e crítica de roteiros de narrativas seriadas

Observa-se hoje no mercado audiovisual brasileiro um amplo potencial de crescimento, dado que o país recentemente aprovou a Lei 12.485/2011, conhecida como Lei da TV Paga, que já vem promovendo câmbios no cenário de produção e distribuição de conteúdos audiovisuais. Como o apelido dado à lei sugere, tais mudanças dizem respeito, sobretudo, à produção de narrativas seriadas, formato caro à exibição televisiva e à distribuição em plataformas online. A mencionada lei determina, dentre outras coisas, cotas para a exibição de produções nacionais independentes nos canais de TV a cabo, fazendo com que já comecem a surgir demandas dos canais em busca de conteúdos de qualidade, incluindo narrativas seriadas.

Nesse cenário onde se amplia o mercado das séries ficcionais e não-ficcionais, observa-se um déficit de roteiristas capacitados a se integrar a esse movimento de expansão, especialmente na Bahia, onde o incipiente mercado ainda requer fortes incentivos para se expandir.

Esses fatores, somados ao interesse em estreitar relações entre profissionais do mercado audiovisual e pesquisadores acadêmicos, levaram o Grupo de Pesquisa A-tevê: Laboratório de Análise da Teleficção, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), a enxergar a necessidade da criação de um espaço permanente de formação de roteiristas para trabalhar com produtos audiovisuais seriados.

Com essa iniciativa esperamos ofertar à comunidade um espaço qualificado de aprendizagem, de prática e de reflexão. Promoveremos cursos para iniciantes e para roteiristas que atuam no mercado com o objetivo de estimular e aprimorar a criação e a análise crítica de roteiros de qualidade para produtos audiovisuais seriados de curta, média e longa duração para televisão e internet.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s