Escrita de Roteiros para Seriados

Ementa: O foco da oficina será trabalhar a ideia e o argumento que antecedem a criação e a escrita do roteiro. Serão discutidos tópicos relativos ao planejamento de um roteiro (storyline, argumento e escaleta), composição clássica da curva dramática em três atos e a redação do primeiro tratamento com ênfase na formatação textual e na construção de diálogos. Durante a elaboração do argumento os alunos serão apresentados a questões de produção que influem nas escolhas criativas do roteiro, tais como a verba destinada para o projeto, locações e atores disponíveis. Planejamento e desenvolvimento do arco-dramático por episódio e por cada temporada planejada. A construção dos personagens, a trajetória de cada um deles dentro de cada temporada e sua evolução. A oficina integrará aulas expositivas, debates, análise de cenas e roteiros. Cada aula será encerrada com uma proposta de exercício em grupo. Ao final do curso o grupo deverá ter um projeto de série com roteiro do piloto pronto.

Duração: 40 horas (distribuídas em 8 encontros de 5 horas)

Período: de 23/04 a 18/06 (aos sábados), das 8h30 às 13h*

Valor: R$ 420,00
Objetivo: Oficina prática visando dar ao aluno ferramentas para construção de um projeto de uma série de ficção, compreendendo o seu formato seriado e o universo proposto.

Ministrantes: Amanda Aouad, Gustavo Erick, João Araújo e João Senna.

OBS: Dia 23/04 teremos uma aula inaugural do curso, aberto ao público em geral. Nesse momento, os professores apresentarão o Estação do Drama e proposta metodológica do curso com suas propostas de conteúdo a cada etapa. E no dia 09/07, após recesso de São João, teremos um último encontro para apresentação dos projetos criados no curso.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

– PLANO DE AULA –

[ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A EMENTA DO CURSO ]

– SOBRE OS MINISTRANTES –

amndaAmanda Aouad é roteirista com especialização em Roteiro para TV e Vídeo pela Unijorge, atuando no mercado baiano e no desenvolvimento de projetos e roteiros de séries de televisão e internet. Atualmente é coordenadora de roteiros da Olho de Vidro Produções e roteirista do núcleo criativo Anima Bahia da produtora Origem. Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea (UFBA), atua como docente no curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Ibes e nos cursos de Cinema e Publicidade e Propaganda da FTC. Já ministrou cursos de roteiro na Casa das Artes (2012), na Oficina das Artes (2007) e foi docente da Pós-Graduação em Roteiro da Unijorge na matéria Telenovelas (2009). Roteirista do Microdrama Ponto de Interrogação (premiado pela TVE e TV Bahia em 2005), do curta-metragem Dia de Cão (dirigido por Ruy Guerra que está em fase de finalização) e do projeto da telenovela Café Amargo (Menção Honrosa no Concurso Novos Roteiristas de Rede Record / 2006). Roteirista da terceira temporada da série Bahia de Todos os Cantos da Lima Comunicação e roteirista do documentário Cidade das Águas exibido na TVE em 2012. É ainda, especialista em cinema pela Ucsal, sendo editora e crítica cinematográfica do site CinePipocaCult e membro da Abraccine, já tendo textos publicados em diversos veículos, inclusive o livro Directory of World Cinema: Brazil. É integrante do Grupos de Pesquisa A-tevê e Grim (ambos UFBA).

PERFIL1Gustavo Erick é roteirista com especialização em Roteiros e Programas Audiovisuais, atuando no mercado baiano e no desenvolvimento de projetos e roteiros de séries de fiçção e não ficção. Atualmente trabalha na produtora Lima Comunicação e Tem Dendê Produções, roteirizando séries de ficção e documentais para a TV, tais como A CHAVE e Bahia de Todos os Cantos (4ª e 5ª temporadas). Participou de núcleo criativo de outras produtoras, tais como a Domínio Público e Vision Produções, desenvolvendo projetos de séries, tais como Febre de Lâmpada, Febre de Copa, Pequeno Gigante e Estrela do Norte. Foi roteirista de jogos digitais com cunho educativo: Kimera-Cidades Imaginárias, D.O.M, Janus e Guardiões da Floresta – gamebook. Foi co-autor do musical KIMERA: Um mundo imaginário. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia, realizou pesquisa voltada para criação de roteiros em jogos Digitais. É integrante do Grupo de Pesquisa A-tevê (UFBA) e Comunidades Virtuais (UNEB).


Joao-AraujoJoão Araújo
é mestre e bolsista de doutorado pelo CNPq no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, no qual frequenta o Grupo A-Tevê. Investiga os universos ficcionais nas ficções seriadas, com publicações de artigos em periódicos e capítulos de livros sobre temas relacionados às ficções audiovisuais. Ele ainda é membro do núcleo baiano do braço brasileiro do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel/Brasil).

timthumb.phpJoão Senna é doutorando e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia, por onde se graduou em Comunicação Social – Produção em Comunicação e Cultura. Estuda temas relativos a cânone, serialidade e mundos ficcionais em quadrinhos, cinema e tevê.

 

Anúncios