Gêneros e Universos Ficcionais nas Séries

Ementa: O curso tem como objetivo apresentar aos participantes temas relativos à criação e desenvolvimento de universos ficcionais em ficções seriadas televisivas de diferentes gêneros, tanto conceitualmente quanto com exemplos práticos. Os conceitos de mundo possível, compossibilidade, verossimilhança, diegese, cronotopo, ambientação, espaço, atmosfera e personagem serão abordados tanto de modo mais amplo quanto em gêneros específicos, como o western, a narrativa policial e o drama romântico, sobretudo em relação com a serialidade e os produtos de longa duração.

Duração: 18 horas (distribuídas em 6 encontros de 3 horas)

Período: de 06/06 a 22/06 (segundas e quartas), das 18h às 21h

Valor: Gratuito.

Objetivo: Capacitar os participantes a identificar os elementos de composição dos mundos ficcionais e os modos como estes elementos interagem na configuração do mundo, bem como as configurações específicas que tais mundos adquirem em distintos gêneros.

Ministrante: João Araújo.

– PLANO DE AULA –

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A EMENTA DO CURSO ]

– SOBRE O MINISTRANTE –


Joao-AraujoJoão Araújo
é mestre e bolsista de doutorado pelo CNPq no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, no qual frequenta o Grupo A-Tevê. Investiga os universos ficcionais nas ficções seriadas, com publicações de artigos em periódicos e capítulos de livros sobre temas relacionados às ficções audiovisuais. Ele ainda é membro do núcleo baiano do braço brasileiro do Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel/Brasil).

Anúncios