História das Séries Ficcionais Estadunidenses

Ementa: O objetivo deste curso é apresentar as diferentes fases da história da produção de séries de ficção da televisão estadunidense, em suas características e peculiaridades, a partir de quatro eras da televisão: TV I (de fins dos anos 1940 a meados dos anos 1970), TV II (da metade da década de 1970 ao início dos anos 1990), TV III (do início dos anos 1990 até meados dos anos 2000) e TV IV (desde meados dos anos 2000 e vigente até o momento). Serão abordados os contextos econômico, tecnológico, corporativo, de regulamentação televisiva e de práticas de marketing e de distribuição de conteúdo ao longo dos anos, de forma a demarcar as principais mudanças na experiência de espectadores, produtores, distribuidores e anunciantes em relação ao meio televisivo de cada era. O curso vai abordar também os gêneros narrativos e séries de maior destaque em cada período, co a observação e a análise crítica de algumas das principais estratégias narrativas e estéticas das ficções seriadas televisivas dos Estados Unidos.

Duração: 18 horas (distribuídas em 6 encontros de 3 horas)

Período: de 25/04 a 11/05 (segundas e quartas), das 18h às 21h

Valor: Gratuito.

Objetivo: Apresentar a história da produção de séries ficcionais dos Estados Unidos, de forma a qualificar os participantes na identificação e na compreensão dos diferentes contextos, características e produtos de cada período.

Ministrante: Maíra Bianchini.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

– PLANO DE AULA –

[ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A EMENTA DO CURSO ]

– SOBRE A MINISTRANTE –


Maíra Bianchini 
é doutoranda bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. Bacharel em Jornalismo e mestre pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa A-Tevê, onde pesquisa produção seriada televisiva, narrativas seriadas para a televisão, complexidade narrativa e modelos de produção e distribuição de séries de TV na relação entre televisão e internet.


Anúncios