Modelos de Serialidade

Ementa: A proposta do curso é apresentar um conjunto de categorias e ferramentas teóricas e analíticas sobre as estratégias possíveis de serialização e os modos de apreciação que são originados dessas estratégias. Além da apresentação das categorias e conceitos, será pedido aos alunos a apreciação crítica de episódios e conjuntos de episódios de diversas séries, tanto como forma de exemplificar as categorias apresentadas quanto como um exercício de crítica de produtos, oferecendo um olhar sobre como as séries implementam os modelos de serialidade apresentados e sobre quais soluções são mais bem sucedidas ou implementadas em condições mais favoráveis.

Duração: 18 horas (distribuídas em 6 encontros de 3 horas).

Período: de 10/05 a 26/05 (terças e quintas), das 18h às 21h.

Objetivo: Apresentar aos participantes um sólido referencial teórico, qualificando-os a compreender e analisar os diversos modelos seriados presentes nas séries televisivas atuais, possibilitando uma compreensão de como esses modelos afetam a construção de tramas, arcos dramáticos e suas divisões em episódios.

Valor: Gratuito.

Ministrante: João Senna.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

– PLANO DE AULA –

[ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A EMENTA DO CURSO ]

– SOBRE O MINISTRANTE –


João Senna 
é doutorando e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia, por onde se graduou em Comunicação Social – Produção em Comunicação e Cultura. Estuda temas relativos a cânone, serialidade e mundos ficcionais em quadrinhos, cinema e tevê.

Anúncios