Desenvolvimento de Projetos de Seriados

Ementa: O curso visa ouvir, discutir e aprofundar projetos de séries em elaboração, em imagem real, ficcionais ou documentais, para “uso interno” do roteirista, ou seja, a ênfase está na dramaturgia e na estrutura geral do programa, a saber: logline; argumento geral; definição dos principais cenários e/ou locações; desenvolvimento e aprofundamento do universo ficcional, dos personagens e suas falas e da estrutura do programa (arco de temporadas, arco da primeira temporada, escaleta do piloto). Conforme rendimento do(s) autor(es) de cada projeto, poderá ser desenvolvida ou aprimorada uma primeira versão do roteiro do piloto. Serão discutidos os públicos-alvo e sugeridas orientações para aprofundamento das pesquisas que norteiam cada proposta. O curso foi pensado para roteiristas e/ou produtores autores de projetos de série em fase de finalização ou ainda em desenvolvimento.

Vagas disponíveis: Serão aceitos até cinco (5) projetos de séries, com no máximo quatro (4) integrantes cada um.

Observação: Uma semana antes do início do curso, os participantes deverão enviar seus projetos para a professora por email, sendo que cada um deverá ter até cinco (5) páginas, incluindo curto relato da pesquisa realizada, se for o caso.

Duração: 24 horas, distribuídas em 6 encontros de 4 horas

Período: aos sábados, 5 a 26 de setembro, 17 de outubro e 7 de novembro, das 14h as 18h

Investimento: R$ 1.500,00 por projeto (cada projeto pode ter até quatro integrantes)

Ministrante: Iara Sydenstricker.

– PLANO DE AULA –

[ CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PLANO DE AULA DO CURSO ]

– SOBRE A MINISTRANTE –

Estação do Drama_Foto - Iara Sydenstricker

Iara Sydenstricker é roteirista, sócia fundadora da Associação dos Roteiristas de televisão, cinema e outras mídias (A.R.). Professora adjunta no Centro de Cultura e Linguagens Tecnológicas (CECULT/UFRB). Arquiteta, mestre em Planejamento Urbano, doutora em Artes Cênicas, concluiu, em 2012, pesquisa de pós-doutorado sobre criação de narrativas audiovisuais transmidiáticas. Roteirista formada no Rio de Janeiro e contratada pela TV Globo, onde atuou por quatro anos. Mora em Salvador (BA) desde 2003, onde foi assessora de Projetos Especiais do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (2003-2006), tendo cooordenado e criado programas regionais para a TV Educativa da Bahia. Responsável pelo curso de pós-graduação latu sensu “Roteiros e Programas Audiovisuais” (UniJorge, 2003-2007). Jurada nos concursos DOCTV I (2003), DOCTV III (2006), Produção de filmes infantis (MinC, 2005), Petrobras Cultural (Difusão de Filmes, 2009), Cultura Viva (versões 2008 e 2010), Edital para Roteiristas Estreantes (MinC, 2012), Petrobras Cultural (Produção de filmes de longa-metragem, 2013), tendo também integrado a comissão de pré-seleção do Festival de 5 Minutos (Dimas/FunceB, 2011). Em 2012, foi classificada em segundo lugar no Prêmio UFF de Literatura, com o conto “Coleta seletiva”.

Um comentário sobre “Desenvolvimento de Projetos de Seriados

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s