Segunda Edição do Estação Pitching

Na foto, a banca da primeira edição do Estação Pitching, em 2015. Foto por Lara Carvalho.

Na foto, a banca da primeira edição do Estação Pitching, em 2015. Foto por Lara Carvalho.

Após o sucesso da primeira Edição, o Estação do Drama promove um segundo encontro entre seus alunos e o mercado através de um Pitching Pedagógico onde os projetos desenvolvidos durante os cursos serão apresentados a profissionais atuantes na área, seguido os moldes de um Pitching Profissional.

O primeiro Estação Pitching aconteceu no dia 25 de julho de 2015 e foram apresentados quatro projetos de alunos da temporada 2014: Elisabete Ganem (Orquidário), Gustavo Carvalho (Ana Rosa), Luciana Comin (Os Vanguardas) e Rafael Grilo (Ordinariamente Épico). A banca composta por Ducca Rios (Origem), Carla Copello (Têmdendê), Sylvia Abreu (Truq) e Iara Sydenstricker (A.R. – Representante Regional) trouxe um olhar experiente para os projetos dos alunos, fazendo comentários enriquecedores que proporcionou uma tarde de aprendizado para todos os presentes.

Para o segundo Pitching, estão confirmados na banca Ducca Rios (Origem), Amadeu Alban (Movioca) e Iara Sydenstricker (A.R. – Representante Regional). E cinco alunos apresentarão os seus projetos, quatro da temporada 2015 e um da temporada 2014: Lucio Adeodato (Carne e Osso), Dudu Rodrigues (Baratrix), Sílvio Oliveira (Pendengas), Célia Caribe (Maturidade de diferentes formas) e a equipe composta por Carlos Henrique Costa, Everaldo Asevedo, Isadora Furlan e Joés Carlos Souza (Gregório). A mediação do Pitching será de Gustavo Erick (roteirista / professor Estação do Drama) e a apresentação do evento de Amanda Aouad (roteirista / professora do Estação do Drama).

O que é um Pitching?

O Pitching é uma apresentação concisa de três a cinco minutos sobre o produto criado. O objetivo é despertar o interesse do canal ou produtora para o projeto abrindo portas para futuros negócios. Muito comum na Europa e nos Estados Unidos começou a ser mais frequente no Brasil após a lei 12.485, conhecida como lei da Tv Paga.

Com uma proposta pedagógica, o Pitching Estação visa proporcionar uma primeira experiência de divulgação dos projetos realizados nos seus cursos. A cada oficina de roteiro, há uma apresentação interna, apenas para os professores. Porém, ao final de cada temporada alguns desses projetos são selecionados para uma defesa pública com profissionais do mercado na banca. A princípio, o objetivo dos profissionais é apenas orientar os alunos de acordo com suas experiências na área, porém, não deixa de ser uma vitrine para esses projetos que podem vir a ser negociados.

Evento: Estação Pitching
Quando: 09/04/2016, às 9h
Local: Facom – Ondina
Entrada: Gratuita (sujeita a lotação da sala)

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO!

No último sábado (25/07), o Estação do Drama promoveu o encontro Estação Pitching 2015 para abrir a sua nova temporada de cursos e encontros focados na escrita de narrativas seriadas. Confira o que rolou no evento e acesse nosso site para ter acesso aos cursos de 2015: . Fotos por Lara Carvalho.

Foto por Lara Carvalho

Conheça um pouco mais sobre os projetos que serão apresentados

TÍTULO: DE CARNE E OSSO

SINOPSE: A história acompanha a vida do ativista e estudante de veterinária, Inácio. Após ser alertado sobre o estado de saúde de seu pai, um pequeno fazendeiro de cogumelos comestíveis, ele decide se mudar da capital para a pequena e bucólica comunidade do interior. Ao investigar, Inácio descobre a relação da enfermidade do seu pai com a atuação de uma multinacional da indústria agroquímica nas proximidades do local. Ao se envolver de perto com a rotina da comunidade, Inácio vivenciará mudanças drásticas e definitivas em sua vida e nas dos outros.

AUTOR: Lucio Adeodato

TÍTULO: BARATRIX

SINOPSE: A série mostra a saga de Johnbaris (John), destemido, aventureiro e irresponsável, e sua amiga, Babybaba (Baby), líder nata, determinada e esperta. Por quem nutre uma paixão platônica. Compartilham um desejo em comum: tornar-se um dos maiores pilotos da Academia das Forças Armadas. Enquanto aguardam ansiosamente pelo momento em que suas asas aparecerão, com a ajuda de Baristein, irão tentar de todas as formas enganar os seguranças e membros do conselho da Academia para terem acesso ao treinamento tão almejado. Tentativas que serão frustradas em 100% das vezes. Até que suas asas finalmente crescem.

AUTOR: Dudu Rodrigues

TÍTULO: PENDENGAS

SINOPSE: Em Pendenga, bairro popular da capital, vive Arnesto, um cobrador de aluguel com conflitos psicológicos, que tanto é o sujeito que se comove com a história de um pai desempregado devedor quanto é o sujeito que aplica surra sem piedade naquele que não cumpre com a responsabilidade da paga. A partir da história de Arnesto, desencadeam-se e entrelaçam-se outros personagens e histórias. A série apresenta seus amores, suas dores, frustrações, suas relações familiares e de amizade, sua vida criminosa em tensa e inusitada tensão com seu patrão Manoco, o conflituoso desejo íntimo e frustrado de ser médico ao mesmo tempo que os microdramas de outros personagens do bairro.

AUTOR: Sílvio Oliveira

TÍTULO: Maturidade de diferentes formas

SINOPSE: O cotidiano de 05 mulheres colegas de trabalho e amigas na faixa etária de mais de 50 anos de idade que envelhecem na idade cronológica e seus planos, dramas e filhos. O tema parece um clichê. Mas o drama de envelhecer e suas conseqüências é um problema que atinge muito mais mulheres do que deveria. Apesar de ser a geração que começou a tomar a pílula, trabalhar fora e aprender a dirigir, dentre tantas outras coisas. Os diálogos que surgirão ao longo desta série pretende estimular a reflexão e trazer esta discussão para sociedade que envelhece sem se preocupar, inclusive com as políticas públicas para os idosos.

AUTORA: Célia Caribe

TÍTULO: GREGÓRIO

SINOPSE: Após a morte de seu tio Joaquim, que, agonizando, entrega-lhe uma estátua de uma santa barroca e pede que a proteja, Gregório, um funcionário dos Arquivos Públicos de Salvador, vê-se alvo de pessoas que querem apoderar-se dessa obra, a qualquer custo. Subitamente envolvido numa trama de conspiração e mistério, Gregório, pouco a pouco, vê-se forçado a mergulhar num mundo de organizações secretas, segredos seculares, intrigas e traições, e descobre mais sobre a peça que Joaquim lhe entregou, sobre a coleção de que ela faz parte, sobre seu próprio passado e sobre quem ele realmente é.

AUTORES: Carlos Henrique Costa, Everaldo Asevedo, Isadora Furlan e Joés Carlos Souza