ATIVIDADES ANTERIORES

Desde 2014, quando o Estação do Drama foi criado, colecionamos diversas atividades que visam estimular e promover a criação, a análise e a crítica de roteiros para produtos audiovisuais seriados de curta, média e longa duração para televisão e internet.


CURSOS – Edições de 2014 a 2016

Cursos práticos para a criação de roteiros de produtos audiovisuais seriados de curta, média e longa duração para televisão e internet

Escrita de Roteiro para seriados (edições em 2014, 2015 e 2016_40 horas), ofertado pelos roteiristas Amanda Aouad e Gustavo Erick, promoveu a criação de 12 projetos de séries de ficção.
Desenvolvimento de projeto de seriados (edição 2014_24 horas), ofertado pela roteirista Iara Sydenstricker, promoveu o aprimoramento de 4 projetos de séries de ficção.
Roteiros para Webséries (edição 2014_20 horas), ofertado pela roteirista Amanda Aouad, promoveu a criação de 8 projetos de séries, uma delas não ficcional.

Cursos teóricos para criadores, produtores e críticos com o objetivo de ampliar a capacidade analítica das narrativas seriadas exibidas na tevê e na internet

Música na criação de roteiro de filmes e seriados (edição 2014_20 horas), ofertado pelo compositor, pesquisador e professor da UFBA, Guilherme Maia.
Roteiro para Sitcoms (edição 2015_ 18 horas), ofertado pela pesquisadora Jéssica Neri (PosCom UFF)
Curso de Atualização – Narrativas seriadas para televisão e internet promovido para a Têmdendê Produções (edição 2015_15 horas), ofertado pelos pesquisadores João Senna e João Araújo, com a coordenação pedagógica e executiva de Maria Carmen Jacob de Souza (pesquisadora PosCom/UFBA)
Introdução a serialidade (edição 2014, 2015 e 2016_18 horas), ofertado pelo pesquisador João Senna (PosCom/UFBA).
História das Séries Ficcionais Estadunidenses (edição 2016_18 horas), ofertado pela pesquisadora Maíra Bianchini (PosCom/UFBA)
Gêneros e Universos Ficcionais nas Séries (edição 2016_18 horas), ofertado pelo pesquisador João Araújo (Poscom/UFBA)


EVENTOS – Edições de 2014 a 2016

MESA REDONDA
“Os desafios do Mercado de Roteiro” (edição 2014), no auditório da Facom, contou com a participação de Vânia Lima, Henrique Dantas e Iara Sydenstricker, tendo sido mediada por Amanda Aouad.
“O Cenário Audiovisual Brasileiro”, as atuais possibilidades e desafios para roteiristas e produtores (edição 2015) no auditório Alexandre Robatto, contou com a participação de Carla Copello, Anderson Caldas, Maurício Xavier e Amadeu Alban, tendo sido mediada por Amanda Aouad.

MASTER CLASS
com Ducca Rios (edição 2015), da Origem Produtora de Contéudo.


ESTAÇÃO PITCHING

Foi criada em 2015 e se propõe a proporcionar a experiência de exposição pública dos projetos de séries criados nos cursos do Estação do Drama para serem analisados pelas produtoras de conteúdo audiovisual independentes que atuam no mercado baiano.

2015

Quatros Projetos foram apresentados pelas equipes de criação e examinados por Carla Copello (Têmdendê Produções), Sylvia Abreu (Truq Cine Tv Video), Ducca Rios (Origem Produtora de Conteúdo) e Iara Sydenstricker (roteirista, professora da Estação do Drama e representante da AR), mediação de Gustavo Erick. Tais: “Ordinariamente Épico”, de Rafael Grilo; “Os Vanguardas”, de Luciana Comin; “Ana Rosa”, de Gustavo Carvalho; e “Orquidário”, de Elizabete Ganem

2016

Cinco Projetos foram apresentados pelas equipes de criação e examinados por Ducca Rios (Origem Produtora de Conteúdo), Amadeu Alban (Movioca) e Iara Sydenstricker (roteirista, colaboradora da Estação do Drama), mediação de Gustavo Erick. Tais: “CincoPontoZero”, de Célia Caribe; “Baratrix”, de Dudu Rodrigues; “Pendengas”, de Sílvio Oliveira; “Carne e Osso”, de Lucio Adeodato; e “Gregório”, de Everaldo Azevedo